Decoração

Decoração rústica e romântica de quarto de hostel em Viana do Castelo

Já foi a Viana do Castelo? Se ainda não passou por lá, tem que colmatar essa lacuna. É uma das cidades mais bonitas do país e, agora, há mais um motivo para a ir visitar: conhecer o hostel que lhe vamos mostrar neste livro de ideias. Em boa verdade, levantamos-lhe apenas a ponta do véu e fazemos-lhe a visita guiada por um dos 14 quartos.

O trabalho de decoração do quarto foi levado a cabo pela 7eva Design – Arquitectura e Interiores. A Tânia Areias é a mente criativa por detrás do gabinete. Desde a sua passagem pela cidade de Edimburgo, na Escócia, onde realizou o seu PhD em Mobiliário, que a designer de interiores acalentava o sonho de criar uma loja e atelier de design com uma abordagem diferente que fosse beber inspiração às suas viagens, enquanto estudante, pela Europa. Em 2011, cumpriu o sonho e abriu o seu próprio espaço. A 7eva vende artigos de decoração e, ainda, acessórios de moda, a preços acessíveis.

Venha ver a decoração deste delicioso quarto.

cof

1. Um quarto shabby chic

A 7eva Design aliou-se ao novo hostel da região – vocacionado para o Turismo de Saúde – para decorar um dos 14 quartos. O quarto em questão encontra-se logo no primeiro piso e partilha o nome com o hostel: Maçã de Eva. Para o projecto, a designer inspirou-se no estilo shabby chic que tem vindo a marcar as tendências de interiores.

2. Motivos florais

Foi a partir dos motivos florais que se trabalhou a decoração do quarto. O projecto partiu da escolha dos têxteis. Esta é uma boa regra para aplicar em sua casa: escolher um elemento-chave e inspirar a decoração nesse elemento.

A cama, com cabeceira em ferro forjado, vai ao encontro do estilo shabby chic que define a abordagem estilística. De um lado, colocou-se um candeeiro de pé e, do outro, uma consola que desempenha o papel de mesa de cabeceira (vamos vê-la em detalhe já de seguida).

À janela, deparamo-nos com uma banqueta que conforma um agradável recanto de leitura. Nas antigas casas minhotas, era costumeira a existência de um banco de pedra à janela. Aqui, esse banco não existia, mas a designer não quis deixar de incorporar essa característica tão especial no espaço, daí a adição da banqueta que incentiva à leitura de um bom livro. A luz natural que entra pela janela de guilhotina e a luz proveniente do candeeiro de pé reforçam esse convite implícito.

 

cof

3. Consola como mesa de cabeceira

Como lhe dizíamos acima, foi escolhida uma consola para servir as vezes de mesa de cabeceira. A consola segue o estilo da cama, sendo, também ela, em metal. As jarras, a pequena vela e o candeeiro dão ênfase ao conceito de romantismo e de tranquilidade que se pretendia para o quarto.

4. Consola em frente à cama

Em frente à cama, está uma segunda consola que surge coroada por um espelho oval. Sobre ela, encontramos uma jarra em vidro cor-de-rosa, com um arranjo de flores e um candeeiro que garantem o aconchego deste quarto, que deve convidar ao repouso e ajudar pessoas doentes a recuperar. As peças exibem formas curvilíneas, orgânicas e delicadas. Todos os detalhes foram pensados de forma a dar resposta ao tipo de hostel onde o quarto se insere.

5. Uma cadeira na esquina

Como preencher uma esquina? Há várias formas de o fazer. A designer optou por uma cadeira singela que, apesar de ser em metal, tem um estilo mais moderno do que as outras peças usadas na decoração do espaço, o que gera um subtil contraste. Para que não falte conforto a quem nela se sente, foi colocada uma almofada com o mesmo padrão dos têxteis da cama.

A carpete entre a cama e a consola remata a decoração e melhora, térmica e acusticamente, o quarto.

6. Candeeiros personalizados

A iluminação é deveras importante. Para além de tornar os espaços mais funcionais, desempenha um papel decorativo e tem o poder de criar uma atmosfera mais calorosa, familiar e intimista. O candeeiro de tecto do quarto foi personalizado com uma espécie de coroa de flores que, aliás, já tinha aparecido noutros apontamentos.

7. Quadros a decorar as paredes

As paredes foram decoradas com alguns quadros que emolduram imagens primaveris. O quadro onde se lê tu + eu denota o romantismo do projecto.

Veja alguns dos nossos produtos relacionados ao Natal