Decoração

Transformação de uma antiga sala para um quarto de criança!

Quando temos um bebé a caminho é toda uma vida que se transforma e a casa não é exceção. Há espaços que existem e que devem ser repensados, para dar lugar a um quarto de criança. Embora saibamos que os primeiros meses serão passados no quarto dos pais, há uma grande necessidade interior de deixar tudo pronto para a vinda do novo herdeiro.

Hoje em dia, falamos imenso dos quartos Montessorianos, mas esta pedagogia é mais do que uma moda ou uma tendência passageira. Aliás, nos países nórdicos já é um estilo de vida perfeitamente normal. Esta pedagogia pretende incentivar a autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Poderá ler mais sobre este tema no artigo da nossa revista: aqui. Como exemplo concreto, trouxemos este bonito quarto, que foi idealizado e concretizado pela equipa profissional 7eva. Curiosamente, este quarto bonito e Montessoriano era antes uma sala. Por isso, transformar espaços em lugares encantados é perfeitamente possível com uma equipa certa, tal como a 7eva.

Sem mais delongas, passemos às bonitas imagens deste quarto de menina!

Embora a bebé seja muito pequenina, os pais quiseram logo preparar o quarto para uma menina mais crescida. Para que tenha uma ideia, este quarto servirá muito bem a partir dos 18/24 meses. Poderá haver inicialmente uma proteção de cama, caso os pais tenham medo de quedas, embora a cama não seja alta.

Para a decoração deste quarto privilegiaram o branco, como elemento de luz e de intemporalidade. Mantiveram a sanca de luz indireta, uma vez que torna o espaço visualmente maior.

Cama Montessoriana

Um dos pedidos do cliente era a introdução de uma cama Montessori no espaço. Esta cama promove a autonomia da criança, porque está de fácil acesso. Além disso, é segura porque o colchão fica praticamente no chão ou bem próximo dele.

Optaram por encostar a cama à parede para uma melhor disposição do quarto, contudo é uma cama que se pode facilmente deslocar e centrar no espaço.

Na parede da cama, foi colocado um bonito papel de parede com pequenas figuras, bem como uma iluminação decorativa em forma de nuvem, que faz alusão ao sonho. Esta iluminação poderá servir de luz de presença, quando a criança ficar sozinha no quarto.

Espaço lúdico

A história do projeto

Um projeto tem sempre um elemento motor, algo que fará desencadear as ideias. Poderá ser uma cor, uma peça especial, um móvel ou um papel de parede, como foi o caso deste quarto. Os profissionais da 7eva referem que as bailarinas a voar, com o chapéu de chuva, serviram de inspiração para criar o projeto .

Por outro lado, foram tidas em conta as informações fornecidas pelo cliente.

Como tudo começou

Iluminação

Iluminação decorativa

Como vê, a iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração de um espaço, pois é através dela que se cria um elemento de relação com o conceito criado.

Também colocaram uma grinalda em pompom, que percorre a estrutura da cama, tornando o ambiente bem confortável.

Organização

A arrumação é fundamental em qualquer espaço, mas num quarto de uma criança é uma grande necessidade, devido a tudo o que se acumula por lá: roupas, livros e brinquedos…

Colocaram uma cómoda, uma prateleira e produziram uma estante tipi, em madeira maciça branca, que também é super tendência e dentro do conceito Montessoriano. Assim, a criança tem autonomia para tirar e pôr as suas próprias roupas porque a estante fica ao seu nível.

Reinventar

Neste projeto não era possível concretizar uma intervenção mais radical por questões orçamentais, por isso, a alternativa encontrada pelos designers de interiores foi de substituir os puxadores antigos (redondos e dourados) por estes em forma de nuvens, que reforçam a relação com conceito do espaço. Como vê, basta uma pequena alteração para fazer toda a diferença.

ANTES

Terminamos o artigo com a fotografia do espaço antes do processo de remodelação, realizado pela equipa 7eva.

Como pode verificar não tinha nada a ver, pois era uma sala de estar com tons escuros.

(in : “https://www.homify.pt/livros_de_ideias/7119603/transformacao-de-uma-antiga-sala-para-um-quarto-de-crianca”?

Se também quiser realizar uma mudança numa divisão da sua casa, não hesite em contactar os designers de interiores da 7eva:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *